sexta-feira, 1 de março de 2024

Criando uma Carteira de Criptomoedas com base na Lei da Inércia de Newton

Um conceito interessante para a construção de uma carteira de criptomoedas: a aplicação da Lei da Inércia de Newton. Se você está se perguntando como uma teoria física pode se relacionar com o mercado de criptomoedas, continue lendo para descobrir.

A primeira lei de Newton, também conhecida como Princípio da Inércia, afirma que todo corpo permanece em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme caso as forças que atuem sobre ele se anulem. 

Agora, como podemos aplicar essa lei ao mercado de criptomoedas? Bem, vamos pensar nisso de uma maneira simplificada. Imagine que o preço de uma criptomoeda está em ascensão. De acordo com o Princípio da Inércia, existe uma tendência para que esse movimento de alta continue, a menos que ocorra uma força externa significativa para reverter esse padrão. Ou seja, tudo que sobe, tende a continuar subindo, e vice-versa.

**Construindo uma Carteira Baseada no Momentum de Preços:**

Compreendendo esse conceito, podemos construir uma estratégia de investimento baseada no momentum dos preços das criptomoedas. A ideia é identificar ativos que estejam em tendência de alta e, consequentemente, têm maior probabilidade de continuar subindo. Essa abordagem pode ser especialmente eficaz em um mercado de tendências fortes.

Existe um estudo muito detalhado dessa teoria aplicada às ações brasileiras da B3 em um período de oito anos. A pesquisa pode ser vista em:
 
https://drnickel.wordpress.com/2013/10/10/estrategia-simples-de-momentum/

Abaixo um exemplo da construção semanal da carteira descrita composta pelas 5 criptomoedas com maior tendência de alta. Toda segunda-feira, a carteira semanal será publicada com as devidas alterações. 

Para monitorar a variação de tendência em um sistema baseado em Rede Neural Artificial, o universo de pesquisa será composto pelas 35 moedas a seguir: ADA, AGIX, ATOM, AVAX, BCH, BNB, BNT, BSV, BTC, DCR, DGB, DOGE, DOT, EOS, ETC, ETH, FET, GNO, JASMY, LDO, LINK, LTC, MANA, MATIC, MKR, NEO, RNDR, SDAO, SOL, TRX, XLM, XMR, XNO, ZEC e ZIL.

Atenção: Esta carteira não é uma recomendação de investimentos, é apenas um estudo científico sem nenhuma outra pretensão. O objetivo do estudo é a comparação dessa carteira teórica com os índices de benchmark (Cesta das 35 moedas e o Bitcoin).





Nenhum comentário:

Postar um comentário